segunda-feira, 30 de abril de 2012

TRABALHO DE PASSE

PASSE E PASSE COM FINALIZAÇÃO.

                                                                           

                                   PASSE.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

GOLAÇO DO MEIO CAMPO


TREINO FUTSAL 30



Quatro traves nos quatro lados

Objetivo – Marcação por zona, concentração, flutuação, cobertura, atenção, marcação com desvantagem de alvos, ajuda para dobrar a marcação, postura defensiva, iniciação a marcação do goleiro linha e bloqueio de chutes e passes.

Descrição - Jogo de futsal, mas cada equipe defende duas traves pré – estabelecidas pelo técnico (uma no fundo outra no lado).

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Que Drible é esse...


FUTSAL TREINO 30



3x2 e 3x2

Objetivo – Flutuação, concentração, antecipação, cobertura, atenção, retorno, marcação com desvantagem numérica e concentração.

Descrição – Jogo de futsal, mais a quadra é divida pela metade, em cada meia quadra dois defensores e três atacantes. Os jogadores não podem mudar de quadra, apenas a bola troca de quadra.



terça-feira, 24 de abril de 2012

3 Times 3 Traves



3 TIMES 3 TRAVES

Descrição: Jogo em meio campo na horizontal, três travinhas e 3 times simultâneos de 4 a 5 jogadores com duas bolas ao mesmo tempo, cada equipe pode fazer gol em qualquer um das traves, menos a que esta defendendo.

Objetivos: Marcação por Zona, aproximação, passe, cobertura e flutuação.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

TREINO 29 FUTSAL



Defesa bola na mão não joga

Objetivo – Marcação por zona, concentração, antecipação, cobertura, flutuação, atenção, retorno e marcação com desvantagem numérica.

Descrição - Jogo de futsal, mas um jogador de cada equipe fica com uma bola na mão. Este jogador que esta com a bola na mão, não pode tocar na bola de jogo. Os jogadores que estão com a bola na mão devem passa - lá para seus colegas para participar do jogo.

ZONA PERIGOSA

Este local do campo é aonde acontece a maioria dos passes para finalização.

sábado, 21 de abril de 2012

ZONA PROBLEMÁTICA


TREINO 28 FUTSAL





Pivô entra para marcar – bola na quadra de defesa

Objetivo – Marcação por zona, concentração, antecipação, cobertura, flutuação, atenção, retorno e marcação com desvantagem numérica.

Descrição - Jogo de futsal, mas o pivô da equipe que está sem a posse de bola entra na quadra para marcar, quando a equipe de posse de bola invade a quadra de ataque com a bola.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

TREINO 27 FUTEBOL



-  JOGO 4 APOIOS.

DESCRIÇÃO: JOGO EM MEIO CAMPO NA HORIZONTAL, 6X6, COM DOIS GOLEIROS. NOS 4 CANTOS DO CAMPO, FICAM 4 JOGADORES QUE SERVIRÃO DE APOIO PARA A EQUIPE QUE ESTIVER DE POSSE DA BOLA.

OBJETIVOS: PASSE, FINALIZAÇÃO, MARCAÇÃO DE RETORNO, APROXIMAÇÃO, COBERTURA, SUPERIORIDADE NUMÉRICA E MARCAÇÃO POR ZONA.

TREINO 26 FUTSAL



Jogo do Neutro no ataque

Objetivo – Marcação por zona, concentração, antecipação, cobertura, atenção, marcação com desvantagem numérica, concentração e iniciação a marcação do goleiro linha.

Descrição – Jogo de futsal, mas a bola deve passar pelo jogador neutro de sua equipe para finalizar a gol. O jogador neutro só entra na quadra, quando sua equipe estiver com posse de bola. A equipe que esta defendendo sempre terá um jogador a menos.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Zona de Finalização






Mais de 90% dos gols são marcados nesta zona, muitas vezes de primeira . E é fácil perceber porquê. Esta zona está logo em frente a trave, dentro da grande-área. Qualquer chute pode originar um gol, ou até mesmo um desvio, pois o goleiro não tem tempo de reagir, dada a curta distância entre quem chuta  e a trave.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

TREINO 25



 Só tira a bola na quadra de defesa

Objetivo – Marcação zona e individual, cobertura, atenção, concentração, observação no pé de abordagem, velocidade na recomposição da defesa e bloqueio de chutes e passes.

Descrição – Jogo de futsal, mas a equipe que esta defendendo só pode tirar a bola do adversário na sua meia quadra defesa.

sábado, 14 de abril de 2012

TREINO 24 FUTSAL




Marcação por zona – meia quadra 1.2.1

Objetivo – Marcação por zona iniciação a zona 1.2.1, concentração, antecipação, cobertura, atenção e bloqueio de chutes e passes.

Descrição – Jogo de futsal, mas a equipe que está sem a posse de bola só pode tirar a bola do seu adversário, na meia quadra de defesa e fica posicionada em três linhas na horizontal, a primeira do pivô, a segunda dos alas e a terceira do fixo. Os jogadores só podem roubar a bola na sua linha de marcação.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

TREINO 23 FUTSAL



 Marcação por zona – meia quadra quadrante

Objetivo – Marcação por zona iniciação a zona 2.2, concentração, antecipação, cobertura, atenção e bloqueio de chutes e passes.

Descrição – Jogo de futsal, mas a equipe que está sem a posse de bola só pode tirar a bola do seu adversário, na meia quadra de defesa e fica posicionada em quatro quadrantes podendo roubar a bola no seu quadrante.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

TREINO 22 FUTSAL




 Meia quadra horizontal

Objetivo – Marcação por zona iniciação a zona 2.2 e 1.2.1, concentração, antecipação, cobertura, atenção e bloqueio de chutes e passes.

Descrição - Jogo de futsal, mas a equipe que está sem a posse de bola só pode tirar a bola do seu adversário, na meia quadra de defesa e fica posicionada em duas linhas de dois na vertical.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

VERDADEIRA "ARTE DE BATER NA BOLA"

Dois golaços de Cristiano Ronaldo na tarde de hoje pelo Campeonato Espanhol, vale a pena ver.

TREINO 21 FUTSAL



 Seis atacantes contra quatro defensores

Objetivo – Marcação por zona, concentração, antecipação, cobertura, atenção, marcação com desvantagem numérica, marcação linha 3, iniciação a marcação do goleiro linha.

Descrição – Jogo de futsal, porém uma das equipes possui vantagem numérica de dois jogadores sobre seu adversário.

terça-feira, 10 de abril de 2012

TREINO 20 FUTSAL



 Defender duas traves

Objetivo– Marcação por zona, concentração, flutuação, cobertura, atenção, marcação com desvantagem de alvos, ajuda para dobrar a marcação, marcação linha 3, postura defensiva e bloqueio de chutes e passes.

Descrição - Jogo de futsal, mas uma equipe defende duas traves posicionadas no fundo da sua quadra de defesa.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

'Escola Barcelona'



Andrés Sanchez é conhecido por causar polêmica sempre que se manifesta. Desta vez o ex-presidente do Corinthians, atual diretor de seleções da CBF, desdenhou das categorias de base do Barcelona e afirmou que as vitórias são apenas uma fase no clube.

O Barcelona encanta o mundo liderado pelo craque Messi, com grandes jogadores como Iniesta e Xavi como coadjuvantes. Os três, criados na base do clube catalão, seriam a prova da filosofia de revelar jogadores em casa, com um estilo de atuar baseado sempre na posse de bola e futebol ofensivo. O argumento não convence Andrés Sanchez.

"Isso aí de que o Barcelona tem uma escola de futebol, que todo mundo joga igual, é tudo balela. É fase. O que eles ganhavam cinco, seis anos atrás? Nada. E o que vão ganhar daqui cinco, seis anos? Nada, porque Xavi, Iniesta, Messi e tudo mais vão parar de jogar", atirou o dirigente, talvez sem recordar que há exatamente seis anos atrás o Barça era campeão da Liga dos Campeões.

"Eu já fui pra lá e não vi o time jogar igual ao profissional, ainda perderam de 2 a 0 para o sub-17 do Corinthians. A única coisa que eu vi de diferente é que os garotos não têm a obrigação de ganhar", completou Sanchez.

TREINO 19 "EXEMPLO"



domingo, 8 de abril de 2012

TREINO 18 FUTSAL




 Várias equipes atacam uma defende

Objetivo – Marcação zona, cobertura, atenção, concentração, velocidade na recomposição da defesa, enfrentar vários tipos de adversários, marcação linha 2 e observação do pé para abordagem

Descrição - Jogo de futsal, mas uma equipe marca o ataque de várias equipes em seqüência. A equipe defensora protege sempre a mesma trave. As equipes que atacam entram sempre que a bola sair da quadra, e recebem a bola do seu goleiro.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

ORGANIZAÇÃO DEFENSIVA



 MARCAÇÃO

   A definição do sistema de marcação é fundamental dentro da estratégia de cada equipe. Mas também é preciso levar em consideração o preparo físico e a movimentação do adversário na definição do sistema de marcação. De nada adiantaria, por exemplo, definir uma marcação-pressão se a equipe não tem condições físicas de aguentar essa exigência por muito tempo.

 Zona: é a marcação utilizada principalmente nos clubes Ingleses. Delimitada a zona de atuação de cada jogador (tática individual), ele vai dar combate nos adversários que por ali transitarem. Exige muita visão periférica para antecipar as jogadas e fazer a abordagem correta no momento em que for exigido.

 Pressão: adiantam-se todos os setores (tática de grupo) e a marcação é feita no campo do adversário. Os atacantes entram em combate direto com os zagueiros para induzir o adversário à ligação direta.

 Meia-pressão: a defesa e o meio-campo adiantam-se, mas a pressão é exercida apenas pelos atacantes, na saída de bola dos adversários
 
Individual: um jogador marca apenas um adversário, acompanhando o atleta em qualquer parte do campo. Utilizada para anular algum jogador diferenciado de criação ou finalização. 

 Mista: é diferenciada por setor (tática de grupo). Pode ser adotada pressão no ataque, a zona no meio e a individual na defesa, por exemplo.
 

quarta-feira, 4 de abril de 2012

COBERTURAS DEFENSIVAS


TÁTICA NO FUTEBOL


TÁTICA NO FUTEBOL

É preciso diferenciar três aspectos que contribuem para a execução do sistema tático adotado pela equipe. Existem três tipos de táticas, e todas elas devem ser levadas em consideração pelo treinador de futebol.

Tática Individual: é a função desempenhada pelo jogador. Dentro da proposta coletiva, o técnico precisa estabelecer de maneira clara e eficiente o papel de cada um. Envolve as orientações sobre a movimentação do jogador, a postura ofensiva e a postura defensiva.

Tática de grupo: é o planejamento dirigido a um setor específico. Envolve as atribuições de cobertura, apoio à marcação, linhas de passe e triangulações, ocupação e abertura de espaços. Exemplo: tática de grupo para defesa e ataque no lado direito do campo, envolvendo o lateral-direito, o primeiro volante e o meia-articulador. Conforme suas táticas individuais, todos precisam saber como auxiliar uns aos outros na marcação, e como se movimentar organizadamente nas investidas de ataque.

Tática coletiva: é o planejamento adotado para todo o time, aquele “dos números”, responsável por interligar e coordenar as táticas de grupo. Mas o sucesso da tática coletiva depende da maneira como o treinador define as funções de cada jogador (táticas individuais) e a movimentação ordenada de cada setor (táticas de grupo). Apenas definir o sistema tático, sem o cuidado de organizar as partes e as individualidades, não é suficiente.

terça-feira, 3 de abril de 2012

TREINO 17 FUTSAL





 Ao sinal defende no lado contrário

Objetivo – Marcar os dois lados da quadra, atenção, velocidade na marcação, marcação de retorno, marcação linha 3, observar os adversários e concentração.

Descrição - Jogo de futsal, mas ao sinal do apito, equipe que esta com a bola, ataca no seu próprio gol, e a outra equipe que esta marcando, defende no lado contrário.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

TREINO 16


Desenvolvimento:O jogador 1 passa a bola para o jogador 2 e depois faz os saltos e skippings indo receber a bola no fundo para realizar um cruzamento. 2 salta as barreiras recebe de 1 e faz parede para 3, indo em seguida para a área finalizar. 3 após receber a bola de 2, lança no fundo para 1 e vai para o rebote. O médio do lado oposto (4) também arranca em direção ao gol para tentar a finalização junto com o outro atacante (5)

FUTSAL






Defesa defende contra duas equipes

Objetivo – Marcar os dois lados da quadra, atenção, velocidade na marcação, marcação de retorno, marcação linha 3, observar os adversários e concentração.

Descrição – Jogo de futsal, mas uma equipe marca o ataque de duas equipes, uma de cada lado da quadra. Quando a primeira equipe atacar e bola sair da quadra, a equipe que esta marcando defende a outra trave, pois a equipe que entra ataca do outro lado.